Dr. Gustavo Caserta Lemos   Página inicial Quem sou Contato
 
 
 
 
 
Herpes
Tamanho da letra 
A-
 
A+
Pênis
 

O que é Herpes Genital
    Herpes genital é uma doença altamente contagiosa, que pode persistir por toda a vida. É a doença sexualmente transmissível que mais tem aumentado nos últimos tempos sendo causada pelo vírus Herpes simples tipo II (HSV-II) . O tipo I (HSV-I) geralmente causa o herpes bucal e raramente infecta a região genital.

Transmissão
    O contágio é através do contato genital ou oro-genital com pessoa portadora do vírus. O risco de contaminação é muito maior quando há lesão ativa, ou seja, bolhas ou ferida. Não se conhece o risco de infecção devido a um único contato, existem pessoas mais resistentes e outras menos.

Sintomas

    Os sintomas são mais graves na primeira infecção, ocorrendo poucos dias após o contágio. Inicialmente ocorre ardor, coceira e vermelhidão em um determinado ponto da genitália.
    Após 2 ou 3 dias aparecem 4 ou 5 pequenas bolhas agrupadas que se rompem formando uma pequena ferida. Este episódio se repete em intervalos variáveis de acordo com o paciente e os fatores desencadeantes. O vírus fica armazenado nas terminações nervosas, podendo voltar para a mucosa ou pele e causar novo surto de infecção.

Reativação do Virus

    Algumas situações que reativam o vírus principalmente o stress físico, psíquico e local. Alguns exemplos são: tensão emocional, dormir pouco, esgotamento físico, mudanças rápidas de temperatura e aumento da frequência de relações sexuais.

Diagnóstico

    O diagnóstico é feito pela história do paciente, exame físico e exames de laboratório.

Tratamento

    O tratamento é através de medicação local e via oral. Não existe propriamente cura da doença, mas com o tratamento é possível aumentar o intervalo entre os surtos e abreviar o tempo em que as lesões estão presentes.

Transmissão

    Todo paciente portador de herpes genital deve ter consciência de que na fase de ferida ou bolhas ele é transmissor da doença. Nesta fase deve-se evitar relações sexuais ou usar preservativo
 

Cuidados

    Muitas pessoas portadoras de Herpes Genital, na tentativa de curá-lo recorrem a remédios caseiros. Isto pode causar sérios problemas , já que existem outras doenças que apresentam sintomas parecidos e cujo tratamento é totalmente diferente.
    Se você suspeita que tem Herpes Genital, consulte seu médico imediatamente. Você receberá orientação e informações quanto ao tratamento e como evitar o contágio de outras pessoas.

 
 
« Voltar