Dr. Gustavo Caserta Lemos   Página inicial Quem sou Contato
 
 
 
 
 
Balanopostite
Tamanho da letra 
A-
 
A+
Pênis
 

O que é Balanopostite

      Balanopostite é a inflamação do prepúcio e glande (pele e cabeça do pênis). É caracterizada por vermelhidão, edema (inchaço), coceira, descamação da mucosa, mal cheiro e às vezes secreção purulenta. Ocorre quase que exclusivamente em homens não circuncisados. O local é úmido, escuro e a temperatura é de 37o C, ou seja é uma pequena estufa. Além das condições locais, o pênis está em contato com o meio externo, com urina e eventualmente com a vagina.

      Não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST) mas o coito, devido ao atrito, pode irritar a glande e causar balanopostite. Pode também ocorrer em crianças com higiene inadequada ou dificuldade para retrair o prepúcio.

      A causa da balanopostite geralmente não é descoberta. Em meninos geralmente é bacteriana, podendo também levar infecção urinária. Em adultos pode ter causa bacteriana, fúngica, alérgica ou simplesmente pelo atrito. Na relação sexual a troca de fluidos, fungos e bactérias é intensa e portanto a troca de parceiras e parceiros pode causar balanopostite. Algumas vezes é necessário algum tempo de adaptação à flora da parceira/o. Os coitos anais desprotegidos levam a balanite bacteriana e fúngica.

 

 
Tratamento

      O tratamento depende da causa e da severidade da doença. Deve incluir a eliminação de agentes irritativos, higiene delicada e constante da região, aplicação tópica de antibióticos, antifúngicos e esteróides sempre por curtos períodos de tempo. Muitas vezes há a necessidade de tratamento com agentes secativos tópicos. A retração do prepúcio e secagem com ventilação, exposição à luz de leitura ou secadores de cabelo podem ajudar.
Em casos recorrentes pode ser necessária a circuncisão

Prevenção

A base da prevenção é manter a glande e prepúcio sempre limpo e seco.
Indivíduos propensos a balanopostite devem lavar o pênis 2 vezes ao dia e secar adequadamente.

Antes de urinar, o prepúcio deve ser retraído e no final pode ser enxugado com papel higiênico para evitar o acúmulo de urina na região.

Imediatamente após as relações sexuais o pênis deve ser lavado e secado.

 
 
« Voltar